Atendendo os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo

Muitas pessoas ao chegar o dia 10 de cada mês, já gastaram praticamente todo o salário com as contas do mês passado. Se isso não acontece com você, provavelmente você conhece várias pessoas assim.

Existe uma crença dominante para as pessoas com visão de curto prazo que é: ” A vida é uma só, tenho que viver bem” ou ” Não sei se estarei viva(o) amanhã, vou viver intensamente o hoje”. Concordamos que é importante viver bem o hoje e curtir alguns prazeres no presente, até porque a maioria de nós tem convivido com altos níveis de estresse e ansiedade e esses prazeres são uma forma de contrabalancear e alcançar o equilíbrio interno.

Por outro lado, quando nosso foco está somente no agora, qualquer contratempo gera um desequilíbrio financeiro e consequentemente dívidas.

Imagine que você irá viver até os 80 anos.

Se seu foco é somente no agora, quem manterá você no futuro, quando sua energia para fazer dinheiro não será mais a mesma e as oportunidades serão escassas? Irá depender de um filho? Do INSS ( Lembre-se da tradução: Isso Nunca Será Suficiente)?

A responsabilidade sobre o seu futuro é somente de uma pessoa: você.

Quando não desenvolvemos nossa visão de médio e longo prazo, para bens e serviços mais caros, parcelamos pagando juros e muitas vezes temos que abrir mão daquele bem por não ter como honrarmos com aquele compromisso.

A visão de longo e médio prazo nos permite a voos mais altos: abrir um negócio, comprar uma casa, um carro, alcançar a independência financeira, ou seja lá o que for, mas sem interferir no presente fazendo apenas alguns ajustes. Para isso é preciso disciplina e abrir mão de algo hoje.

Pense e reflita: como posso viver bem hoje e construir para que o futuro seja tão bom ou melhor que o presente?

Qual o primeiro movimento que você decide fazer?

Deixa nos comentários que queremos muito saber.

Abraços,

Dalton e Marcelo

Superando o desafio de organizar minhas finanças

Superando o desafio de organizar minhas finanças

A cada 100 pessoas que perguntamos como administra suas finanças, 95 nos olham com cara de paisagem. E você, seu perguntasse agora, como administra suas finanças, o que diria?

Muitos não tiram sequer o extrato de suas contas no fim do mês e nem olham a fatura do cartão de crédito.

Qual o medo que está por trás disso? Quais crenças alimentam esse comportamento?

Outras pessoas não organizam suas finanças por acharem difícil, não terem um método, acharem enfadonho, etc.

Já parou para pensar quantas viagens poderia ter realizado, quantos objetos de desejos poderia ter comprado, quantos passeios ou experiências a mais poderia ter realizado, se tivesse uma simples organização financeira?

Já imaginou o que teria dado para fazer nos últimos 10, 20, 30 anos se tivesse economizado, digamos, o valor de um cafezinho por dia?

 

A falta de organização financeira nos leva a pagar contas atrasadas com multa, a pagar juros no cheque especial, a pagar o mínimo a fatura do cartão de crédito, ou seja, o que chamamos de jogar dinheiro fora pagando juros estratosféricos para as instituições financeiras. Fora cobranças indevidas que são realizadas na sua conta e você nem sabe.

Para se organizar financeiramente, primeiro você deve ter um motivo.

Qual o seu motivo? Dar o exemplo para os filhos? Fazer uma viagem dos sonhos? Comprar uma casa?

Se o seu motivo for forte o suficiente, você encontrará os meios de fazer um planejamento (que não precisa ser complexo) e para descobrir e reparar o vazamento por onde seu dinheiro sai, sem lhe trazer prazer ou atender seus objetivos.

Qual vai ser seu primeiro passo?

 

Deixe aqui nos comentários que queremos saber 😊

Abraços,

Dalton e Marcelo

Participação no Lady Night com Tatá Werneck

Tive o prazer de participar do Lady Night, e acompanhando o modo descontraído e irreverente da @tatawerneck pude levar um pouquinho de PNL, assunto extremamente relevante, principalmente nesses momentos que estamos passando.
Quer saber mais um pouco sobre PNL?
Acompanhe @inaprj !

Live 27-04-2020 com o Vereador Dinho Meriti

Live 27-04-2020 com o Vereador Dinho Meriti. Várias dicas de como nos organizar, financeiramente, neste período de PANDEMIA. Ele também orientações de como sair do vermelho quando esta quarentena acabar! https://metodotdl.com.br